sábado, 30 de junho de 2012

TPI em pesquisas acadêmicas


Trechos da monografia de Joana Fialho Magalhães, A relação entre as  politicas  de cultura e de  turismo na cidade de Ilhéus.

Esse grupo foi criado, em 1995, por Équio Reis e após o seu falecimento está sendo coordenado por Romualdo Lisboa, que atualmente além de ser o diretor desse grupo teatral acumula a função de diretor da Casa dos Artistas.  O grupo do Teatro Popular de Ilhéus é responsável tanto pela produção dos seus espetáculos quanto pela administração, manutenção, atendimento e limpeza da Casa dos Artistas. Équio Reis, através do Teatro Popular de Ilhéus teve a iniciativa de desenvolver uma política cultural independentemente do município. Romualdo Lisboa explica “o TPI é uma ONG que tem uma política cultural voltada para viabilizar, implementar ações diretas nos bairros, nas comunidades, e fazer com que isso gere, o que a gente chama de movimento cultural”.

A Casa dos Artistas e o Teatro Popular de Ilhéus têm mobilizado a cena cultural ilheense. Équio Reis, fundador do Teatro Popular, foi também um dos fundadores do Teatro Vila Velha (TVV), em Salvador, que neste momento desenvolve propostas semelhantes, de exercício teatral com grupos de teatros residentes, e trabalha com temáticas sociais (a exemplo do Bando de Teatro Olodum).

As semelhanças entre o TPI e o TVV não são por acaso e não param por aí. Romualdo Lisboa está diretamente em contato com o diretor teatral Márcio Meirelles, e já fazem há algum tempo intercâmbio de suas produções.  

Referência:
MAGALHÃES, Joana Fialho. A relação entre as  politicas  de cultura e de  turismo na cidade de Ilhéus, 2003. Disponível em: www.facom.ufba.br/pex/joanafialho.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário